Cabe ao comprador alterar a titularidade do imóvel no cadastro imobiliário da Prefeitura.

Processo nº 1507210-84.2017.8.26.0405


A Prefeitura Municipal de Osasco cobrou o IPTU dos anos de 2015 da executada. Esta demonstrou que vendeu o imóvel em 24 de julho de 2013, alegando não ser parte legítima para a cobrança.


A Prefeitura respondeu que prevalece o seu nome nos seus cadastros e que foi descumprido o dever de comunicação e colaboração com o fisco.


O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro de Osasco entendeu que tal dever é do adquirente e não do alienante, citando julgados que amparam essa posição:

Ementa: Agravo de Instrumento - Execução Fiscal - IPTU - Exercícios de 2011 a 2015 - Ilegitimidade passiva configurada - Compromisso de venda e compra devidamente registrado perante o Cartório de Registro de Imóveis - Decisão reformada - Recurso provido. Ementa: Agravo de Instrumento - Execução Fiscal - IPTU - Exercícios de 2011 a 2015 - Ilegitimidade passiva configurada - Compromisso de venda e compra devidamente registrado perante o Cartório de Registro de Imóveis - Decisão reformada - Recurso provido.
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO Execução Fiscal IPTU Exercícios de 2012 a 2016 Exceção de pré-executividade rejeitada Pretensão à reforma da decisão Admissibilidade Ação proposta contra promitente-vendedora e compromissária-compradora Compromisso de venda e compra devidamente registrado no Cartório Imobiliário em 15/09/2004, data anterior aos fatos geradores. Ação que deveria ter sido promovida apenas contra Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que consta como compromissária- compradora do imóvel tributado desde então. Extinção do feito com relação à agravante, prosseguindo-se apenas contra a coexecutada. Decisão agravada reformada. Agravo provido.

Assim sendo, foi julgada extinta a execução, acolhendo a exceção apresentada.


A Prefeitura foi condenada ao reembolso das custas pagas pela executada, além do pagamento da verba honorária.


Leia a sentença

© 2018 por Jair Rabelo. 

Tem alguma questão imobiliária? Posso te ajudar.

  • LOGO
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

Jair  Rabelo